Veja como será o novo trem interno que ligará os terminais do Aeroporto de Guarulhos

Os trens serão movidos a ar, sendo possível percorrer as quatro futuras estações em seis minutos; obra custará R$272 milhões


A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo compartilhou com a Gazeta novos detalhes sobre o People Mover, o trem interno que irá transitar entre os três terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O projeto visa substituir o atual sistema de ônibus gratuitos que atualmente atendem à demanda dos passageiros que precisam se deslocar de um terminal a outro.

O People Mover contará com uma linha de trem que, além de ligar os três terminais do GRU Airport, fará conexão com o sistema de trens da CPTM e Metrô, por meio da já existente Linha 13-Jade.

Com investimento privado estimado de R$272 milhões, a obra será custeada com recursos da outorga da concessionária GRU Airport. O empreendimento é formado por um grupo de diversas empresas, entre elas Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail.

De acordo com a pasta, as quatro estações poderão ser percorridas em seis minutos, com 2,6 km de vias elevadas. Os trens serão automáticos e sustentáveis, movidos a ar, com capacidade de transportar até quatro mil pessoas por hora. Para o conforto dos passageiros, os veículos são acessíveis e equipados com ar condicionado, WiFi, espaço para bagagens e painéis de informações conectados ao aeroporto.

Com relação ao eventual preço da passagem para uso do People Mover, a STM informou que o trecho entre a Linha 13-Jade da CPTM e os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto será gratuito.

O contrato entre o consorcio AEROGRU e a empresa Marcopolo para fornecimento dos trens foi assinado no dia 2 de maio deste ano.

Atualmente, o passageiro que deseja chegar ao Aeroporto de Guarulhos usando o transporte público pode tomar um trem nas estações Luz e Engenheiro Goulart da CPTM. O trem deixa o passageiro no Terminal 1, onde é possível tomar um ônibus gratuito que percorre os três terminais. 

Assista abaixo o vídeo do projeto do People Mover divulgado pelo Ministério da Infraestrutura:


Postagem Anterior Próxima Postagem

Emprego

Videos