Secretaria de educação de SP implanta app de controle de frequência em escolas

Expectativa é que o aplicativo e outras ferramentas digitais reduzam em cerca de 25% o abandono às aulas





Secretaria de educação de SP implanta app de controle de frequência em escolasA Secretaria de Educação do Estado de São Paulo lançou nesta quinta-feira (17) o Programa Sala do Futuro, um pacote de ferramentas digitais que inclui um aplicativo de controle de frequência escolar. Segundo a pasta, a expectativa é que o aplicativo e outras ferramentas reduzam em cerca de 25% o abandono às aulas.

O lançamento foi anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do secretário de Educação, Renato Feder.

Aplicativo Diário de Classe

O novo aplicativo de controle de frequência e desempenho de alunos recebeu o nome de Diário de Classe. Nele, os professores, diretores, dirigentes deverão registrar a presença e ausência dos alunos. Segundo a secretaria, o sistema é fácil de usar e vai controlar também o número de aulas planejadas e as que foram realmente executadas.

"Temos 80% de frequência, o que significa que, de cinco dias de aula, ele vai quatro para a escola. Isso é gravíssimo e precisamos apoiar a escola para mudarmos esse cenário.", afirmou o secretário Estadual de Educação, Renato Feder.

Prova Paulista

Outra mudança no mesmo evento é a Prova Paulista, que será aplicada bimestralmente para os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio, de forma totalmente digital, por meio do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo. Anteriormente, parte dos alunos resolvia a prova impressa. 

Com o uso da tecnologia, as notas serão disponibilizadas em 24 horas. Por meio da obtenção do resultado das provas de forma mais rápida, a secretaria afirma que os professores poderão aplicar intervenções mais eficientes para os alunos que necessitarem.

“Nossa objetivo é termos participação nessa prova. Os professores e professoras poderão conhecer melhor os seus alunos e identificar as disciplinas em que os estudantes precisam melhorar e tornar a educação mais efetiva”, disse Renato Feder.

A previsão é que as primeiras provas sejam aplicadas em 28 e 29 de março, para alunos do 5º ano. As demais séries passarão a ser avaliadas pelo aplicativo na sequência.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Emprego

Videos