Profecias bíblicas do fim do mundo que podem ter se cumprido em 2023

Reveja algumas notícias publicadas que podem ter semelhanças com profecias bíblicas sobre o fim dos tempos

Profecias bíblicas do fim do mundo que podem ter se cumprido em 2023

Livro mais importante para os cristãos, a Bíblia contém, entre passagens e histórias, algumas profecias que podem ser compreendidas como previsões sobre acontecimentos que antecedem o chamado "fim dos tempos". Entre essas previsões estão alguns fatos que são muito similares a episódios observados ao longo de 2022.

Muitas dessas profecias estão nos livros de Mateus, Marcos e Lucas, e teriam sido feitas por Jesus. Em algumas das passagens dos livros do novo testamento - a segunda grande "parte" da Bíblia -, os discípulos fazem uma pergunta para Jesus que muitas pessoas já se fizeram nos tempos atuais: quando vai acontecer o falado "fim do mundo"? 

Na mesma conversa, Jesus começa a dar pistas sobre os acontecimentos que irão se suceder antes que o fim dos tempos realmente venha à tona. Veja a seguir: 

Guerras

No livro de Marcos, no capítulo de número 13, Jesus diz: "E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.", e continua: "Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino...".

Kiev já registra presença de soldados russosGuerra na Ucrânia vai completar um ano em fevereiro. Foto: Niyi Fote/Folhapress

O ano de 2022 foi marcado pela invasão da Rússia no território Ucraniano, no dia 24 de fevereiro, o que acabou culminando em uma longa guerra, ainda sem prazo definido para acabar. Também neste ano, a tensão militar entre países como China e Taiwan foi intensificada, após exercícios com aviões de combate terem sido realizados no território daquela pequena ilha asiática. Episódios como este poderiam ser interpretados como "rumores" de guerra?

Fome

A conversa entre Jesus e os discípulos Pedro, e Tiago, e João e André continua e traz mais detalhes sobre o que deve acontecer antes do apocalipse. O segundo cenário trazido por Jesus como precursor do fim do mundo é o aumento da fome.

O tema é uma das prioridades da gestão Ricardo Nunes (MDB)Aproximadamente 33% dos lares do Brasil que têm crianças de até 10 anos passam situação de fome. Foto: Ministério da Cidadania

Ao longo deste ano, a fome disparou no Brasil. O País chegou a registrar a marca de 1 a cada 3 lares com insegurança alimentar, considerando apenas as casas que têm crianças de até 10 anos. 

Terremotos

Não foram poucos os registros de terremotos ao longo de 2022, um tipo de fenômeno também previsto na passagem bíblica da conversa de Jesus com seus discípulos no livro de Marcos. "...haverá terremotos em diversos lugares", mostra a fala do filho de Deus, segundo a história do livro.

Entre os abalos sísmicos mais recentes está o que tirou a vida de mais de 250 pessoas na Indonésia, em novembro. O jornal também noticiou terremotos no Afeganistão, com 1 mil mortos, no México, onde o abalo teve potencial para gerar até um tsunami, e na China, onde um vídeo flagrou uma loja sendo chacoalhada pelo fenômeno. Relembre abaixo:


Terremoto de escala 6.8 atingiu a China em setembro deste ano. Vídeo: Reprodução/Redes sociais


Doenças contagiosas

Uma das previsões mais emblemáticas sobre os tempos que antecedem o Armagedom é a ocorrência de doenças contagiosas. Uma das traduções mais populares da Bíblia traz a seguinte mensagem no livro de Lucas, no capítulo 21 e versículo 11: "E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.". 

No dicionario Oxford, a palavra pestilência significa "doença contagiosa, epidêmica; peste.", uma descrição que pode ser facilmente associada ao cenário observado quando ocorreram os primeiros casos de Covid-19, quando a doença sequer havia sido classificada como pandemia. 

Apesar de o coronavírus não ter se espalhado apenas ao longo de 2022, foi neste ano que novas variantes do vírus surgiram. Sem falar em outras doenças que assustaram o Brasil nos últimos meses como a varíola dos macacos e a volta da poliomielite.

O futuro

Apesar de haver semelhanças entre as profecias descritas por Jesus nos livros citados e alguns episódios ocorridos em 2022, o que não se pode negar é que o tema fim dos tempos ainda mexe com o imaginário popular. O Brasil é o segundo país que mais buscou pelo termo “Apocalipse” em todo o mundo entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2022, segundo o jornal Valor Econômico.

Mas ainda há outras previsões na Bíblia sobre o apocalipse que ainda não se tornaram realidade, como a ascensão do anticristo, por exemplo. 

Postagem Anterior Próxima Postagem

Emprego

Videos