Marca do interior de SP vence concurso de melhor cachaça do mundo

Produzida na cidade de Mirassol, a bebida levou o maior prêmio do concurso internacional The Global Spirits Masters

Marca do interior de SP vence concurso de melhor cachaça do mundo


Uma cachaça produzida no interior de São Paulo venceu o reconhecido concurso internacional The Global Spirits Masters, especializado na avaliação deste tipo de bebida, em 1º de março deste ano. Agora, o destilado paulista é considerado o melhor em todo o mundo.

Produzida na cidade de Mirassol, a cachaça possui três marcas produzidas pela mesma empresa e todas foram premiadas no concurso.

"Muito gratificante! O prêmio é fruto de todo o nosso trabalho. Somos a terceira geração da família e é surreal arrebatar todos os prêmios da categoria em um dos maiores concursos do mundo! Nossos produtos ganharam a medalha máster (a mais alta da categoria)", diz o sócio-proprietário do engenho, Giovanni Tápparo.


Produção e exportação


Giovanni conta que o segredo da qualidade da cachaça está baseado em três processos: boa colheita, boa fermentação e boa destilação. Em seguida, vêm os processos de envelhecimento, que dão cor, aroma e sabor ao destilado.

"Trabalhamos com madeiras brasileiras: amendoim, jequitibá e amburana. E também com madeiras estrangeiras: carvalho europeu e carvalho americano." 

Ainda de acordo com o sócio-proprietário, a maior parte da produção fica no Brasil, mas os concursos com premiações internacionais vêm abrindo portas no exterior.

"Hoje, 95% da produção fica no Brasil e, aproximadamente, 5% vai para o exterior. Exportamos para os Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, e agora Portugal, Espanha e França. Estamos em negociação com outros países", ressalta. 


Inspiração de família


O produtor, agora reconhecido internacionalmente, revela que a fábrica de cachaça é um negócio que nasceu da história de apreciação da bebida por sua família. "Meu avô, patriarca da família, começou a produzir cachaça em 1978, tanto para consumo próprio como para presentear familiares e amigos. O sucesso foi tão grande que ele viu nessa atividade uma oportunidade de negócio. Com muito amor, carinho e trabalho, o engenho não para de crescer desde então", revelou Giovanni ao "g1".

O empresário só lamenta que ainda exista preconceito com a cachaça.

"Nascemos no meio da cachaça, então, acompanhamos o aumento do consumo da bebida, que é um patrimônio do Brasil. Só é considerada cachaça se for produzida a partir do caldo de cana fermentado e destilado em solo brasileiro. Com isso, o público acompanha o comércio da cachaça no exterior, valorizando ainda mais o nosso produto. Além disso, já foi comprovado cientificamente que a bebida traz inúmeros benefícios para a saúde", completa.

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